A Rede Origens Brasil e os Territórios de Diversidade Socioambiental

  • A Rede Origens Brasil e os Territórios de Diversidade Socioambiental

Uma rede que te conecta a áreas protegidas que abrigam patrimônios culturais, ambientais e sociais, prestando serviços que beneficiam todo o Brasil.

Onde tem povos da floresta - vivendo, produzindo e conservando - tem #florestaempé.

Os povos indígenas e populações tradicionais são os melhores guardiões da floresta, com seus territórios funcionando como barreiras contra a destruição, como evidenciado no relatório das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (@fao) publicado esse ano. Porém, esses povos encontram-se cada vez mais vulneráveis na medida em que atividades destrutivas avançam floresta à dentro, colocando em risco suas vidas e trazendo impactos preocupantes para todo o planeta.

A rede Origens Brasil® aproxima você dos povos que há gerações produzem e conservam a Amazônia. O fortalecimento destas conexões contribui não apenas para proteger e assegurar o bem-estar social dos povos da floresta, mas também gera resistência frente às constantes ameaças de atividades ilegais e predatórias, contribuindo assim com a valorização da Amazônia. 

A Rede Origens Brasil, da qual a Prema Bio Aromas faz parte por adquirir produtos da Rede de Cantinas da Terra do Meio/PA, tem por objetivo valorizar produtos oriundos da sociobiodiversidade e dar transparência à cadeia produtiva, permitindo ao consumidor o rastreamento de toda história do produto e do produtor.

A organização disponibiliza um painel de gestão que permite o acesso às informações consolidadas do produto, produtor, território de origem e suas cadeias produtivas. Os dados podem ser visualizados em mapas georreferenciados, auxiliando a gestão dos negócios e dos riscos associados à cadeia.

As empresas e comunidades adeptas à iniciativa têm um mecanismo que permite informar ao consumidor a história por trás de cada produto, associando-os às populações que vivem nas regiões, bem como sua contribuição para os Territórios de Diversidade Socioambiental que integram a Rede Origens Brasil.

Acesse o site do Origens Brasil aqui: https://www.origensbrasil.org.br/

*Texto de autoria de Victor Hugo Oliveira Silva, Doutorando em Sociologia e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná.

Comentários

Gostou? Classifique!

Escrever comentário

Não use tags HTML!

Newsletter

×
Cadastre-se para receber nossa newsletter e receba em seu e-mail promoções, cupons de desconto exclusivos, notícias sobre ecologia e novidades!

* E-mail:

* Nome: